Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Público: Número de médicos reformados bate recorde da década. São quase 800 este ano

27 dezembro 2022
Público: Número de médicos reformados bate recorde da década. São quase 800 este ano
Público, 27 dezembro 2022, Alexandra Campos

Em 2022 as saídas [de médicos] por aposentação dos centros de saúde e dos hospitais públicos bateram o recorde da última década, suplantando mesmo o pico registado em 2014 na ressaca da passagem da troika por Portugal.

Este ano o recorde foi ultrapassado. A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) adiantou ao PÚBLICO que, até Novembro, se reformaram 726 médicos especialistas, o que, somado aos que estão incluídos na lista da Caixa Geral de Aposentações a partir de Dezembro (56), ascende a quase oito centenas.

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Xavier Barreto, teme que a "falta de atractividade” do trabalho no sector público ainda se agrave em 2023, caso as negociações sobre grelhas salariais e carreiras que estão em curso com os sindicatos não avancem rapidamente. O que está previsto para o próximo ano, no caso dos profissionais mais qualificados como é o caso dos médicos, é "um aumento salarial da ordem dos 2%”. Com uma inflação a rondar os 10%, "há uma perda real de rendimento”, acentua. "Os profissionais estão cada vez mais exaustos e é muito difícil continuarem a trabalhar por amor à camisola”.

Artigo completo em Público.

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio