O Sindicato Independente dos Médicos acompanhou com a máxima atenção e preocupação o incêndio que deflagrou no Hospital do Divino Espírito Santo em São Miguel, obrigando à evacuação de todos os doentes.
Em primeiro lugar, queremos manifestar a nossa total solidariedade para com todos os afetados por este acontecimento. Reconhecemos a angústia e o transtorno causados pelo incêndio, tanto aos doentes e seus familiares, como aos nossos colegas médicos e demais profissionais de saúde.
Gostaríamos de salientar a resposta exemplar demonstrada por todos os médicos envolvidos na evacuação e no acompanhamento dos doentes. A vossa dedicação, profissionalismo e serenidade em face da adversidade foram fundamentais para garantir a saúde dos doentes.
Agradecemos também a pronta colaboração da proteção civil, das forças armadas e do sector social e privado que acolheram os doentes, permitindo a sua segurança e a continuidade dos seus cuidados médicos.
Neste momento desafiante, o SIM reafirma o seu total apoio aos colegas médicos que se encontram na linha da frente, a assegurar alternativas, e a trabalhar incansavelmente para o restauro da normalidade e da recuperação rápida de todos os doentes. Convosco este momento difícil do Hospital do Divino Espírito Santo será certamente ultrapassado.
Secretariado Nacional do SIM
Secretariado Regional dos Açores do SIM