Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Encerramento do Serviço de Urgência Básica de Algueirão Mem-Martins (H.Amadora-Sintra)

09 fevereiro 2011

4 DE FEVEREIRO DE 2011

O Hospital Amadora-Sintra quer encerrar o Serviço de Urgência Básica de Algueirão-Mem Martins durante a noite, alegando pouca afluência de utentes e elevados custos com pessoal.

O presidente do Conselho de Administração disse à agência Lusa que já solicitou à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo que "analise e pondere" o encerramento nocturno da urgência de Algueirão-Mem Martins.

Diz o presidente do CA daquele Hospital que o Serviço de Urgência Básica está a funcionar durante a noite «com custos muito grandes para o número de atendimentos», uma vez que, em média, o número de utentes diários não ultrapassa os 140, seis deles entre as 0 e as 8 horas.
Segundo o referido administrador, a diminuição dos custos apenas com pessoal rondaria o meio milhão de euros por ano dado que no período nocturno trabalham dez profissionais, entre médicos e auxiliares.

Inaugurado em Agosto de 2009, o Serviço de Urgência Básica de Algueirão-Mem Martins teve como objectivo descongestionar as urgências do Amadora-Sintra, hospital que serve os 700 mil habitantes dos dois concelhos.
O Governo tem vindo a encerrar uma série de serviços de saúde, a pretexto da carência de médicos e dos constrangimentos orçamentais.

Assim, ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda dirige ao Governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:

1. Vai o Governo encerrar o Serviço de Urgência Básica de Algueirão-Mem Martins?

2. Em caso afirmativo, qual a alternativa facultada aos cidadãos que recorriam habitualmente a essa urgência e que agora vão deixar de o poder fazer?

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio