Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Nomeação de Directores Executivos ACeS - ARS Norte

10 agosto 2012

É com preocupação que o SIM/Norte vê as recentes nomeações feitas pela ARS Norte para o cargo de Directores Executivos dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS). Preocupação essa que nada tem de corporativo, pois que consideramos que profissionais não médicos poderão desempenhar adequadamente tal cargo.

Sendo cargos de nomeação política, como tal pressupondo uma confiança politica, têm a ARS Norte e o Ministério da Saúde toda a legitimidade para escolherem nomes que, de um ou outro modo, gravitaram ou gravitam nos círculos partidários do poder. Não é de agora que a Saúde é um alvo apetecido para os tão conhecidos jobs for the boys (and girls).

Mais difícil se torna vislumbrar na sinopse curricular que acompanha os Despachos de nomeação, a evidência da “competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequada”. Com a agravante de alguns dos exemplos dados, e considerados relevantes para o curriculum vitae, ferirem o mais elementar decoro e bom senso, tendo de ser feito um enorme esforço de identificação da sua relação com a Saúde...

Mas ao Sindicato Independente dos Médicos preocupa muito mais quem vai ser escolhido para presidente do Conselho Clínico desses ACeS, escolha presumivelmente feita em termos que não só de competência técnica.

Tudo fazendo prever que estes directores executivos serão bem oleadas correias de transmissão, mais importante ainda será o papel dos médicos que aceitarem fazer a ponte entre tais gestores e os profissionais de saúde.

Não poderá ainda ser esquecido que o exercício de cargos de direcção clínica deve respeitar as particularidades do conteúdo funcional dos graus e categorias da Carreira Médica.

Com todos estes pressupostos, a atenção sindical aos próximos desenvolvimentos será por certo mais marcada, com a inevitável chamada da Ordem dos Médicos ao cumprimento das suas competências específicas.

COMUNICADO

Últimos ConcursosVer Concursos

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio