Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

TSF: Excesso de trabalho e ordenados baixos afastam médicos do serviço público

11 dezembro 2017
TSF: Excesso de trabalho e ordenados baixos afastam médicos do serviço público
O excesso de horas de trabalho e os ordenados que dizem ser baixos são as principais razões que levam os médicos a abandonar o Serviço Nacional de Saúde (SNS). A conclusão é de um estudo feito pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto em colaboração com a Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos.

Os resultados dizem que 60,5% dos médicos especialistas ouvidos disseram estar insatisfeitos ou mesmo muito insatisfeitos com o excesso de horas trabalhadas e 74,1% a queixarem-se do pouco tempo que passam com a família e amigos, com mais de metade a dizerem que é muito frequente ou praticamente todos os dias que ultrapassam o horário normal de trabalho.

Depois, outro fator a afastar os médicos do SNS é a falta de oportunidades de progressão na carreira, além dos incumprimentos dos descansos compensatórios obrigatórios pelo trabalho extra.

Para a investigadora principal do estudo, "é notório que a saída de médicos do SNS não se prende com o abandono do exercício da medicina, mas sim com a procura de melhores condições para o exercício da atividade médica", com o trabalho a revelar que quatro em cada dez internos ponderam sair do serviço público no fim da especialidade.

Se olharmos apenas para os médicos que efetivamente já saíram do SNS para o privado, mais de 71,5% queixaram-se do salário no público, 55,4% do tempo para a família, 52,2% da falta de participação nas tomadas de decisões e 51% das horas em excesso de trabalho e das condições físicas e equipamentos que tinham ao dispor.

Os números revelam ainda que "foram sobretudo os médicos mais novos e os que optaram por sair do SNS (sobretudo por emigração) aqueles que se revelaram mais descontentes", nomeadamente com o tempo de trabalho, as oportunidades de progressão na carreira e a remuneração.

Notícia completa em TSF.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio