Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Expresso: Orçamento do SNS é o mais baixo dos últimos 15 anos

22 julho 2018
Expresso: Orçamento do SNS é o mais baixo dos últimos 15 anos
Expresso, 21 jul 2018, Vera Lúcia Arreigoso

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) mereceu este ano apenas 4,3% da riqueza do país, o valor mais baixo dos últimos 15 anos. Nem no pico da crise a percentagem do produto interno bruto (PIB) dedicada à prestação de cuidados nas unidades de saúde públicas foi tão pequena: em 2012 e 2013 ficou acima dos 4,6%.

A denúncia é feita pelo presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Alexandre Lourenço, com base em dados da Conta Satélite da Saúde, confirmados pelo Expresso. "Em 2019, têm de ser dados sinais claros de defesa do SNS porque este ano tivemos o orçamento mais baixo dos últimos anos, em percentagem do PIB”, critica o gestor. E faz um aviso: "É preciso passar das palavras aos atos. Do ponto de vista da despesa pública, tem de existir claramente um investimento no SNS.”

Na prática, a estratégia tem sido ‘empurrar com a barriga’. O representante dos administradores hospitalares dá um exemplo da escolha governativa: "Opta-se pelo adiamento administrativo da despesa, acreditando que terá repercussão nos custos e que a necessidade deixará de existir. Não é verdade, e não existe maior desperdício do que cancelar uma cirurgia por falta de um assistente operacional para transportar o doente do internamento para o ambulatório. É um absurdo do ponto de vista da gestão e tem consequências na satisfação dos profissionais e naturalmente nos cuidados à população”, lamenta.

"Desde 2009 que temos uma redução do investimento nos equipamentos e muitos não estão no ‘estado da arte’. Muito do equipamento foi adquirido com fundos estruturais que agora não estão disponíveis ou são muito limitados”, explica. E a burocracia não ajuda.

Notícia completa em Expresso.

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio