Comunicado: Mudança na pasta da Saúde

14 outubro 2018
Comunicado: Mudança na pasta da Saúde
O Sindicato Independente dos Médicos – SIM saúda a nova Ministra da Saúde, Dr.ª Marta Temido e manifesta desde já a esperança que o seu exercício governativo seja profícuo em defesa do SNS, e que esta mudança não seja apenas um caso pontual.

Confiamos que possa ter uma voz mais audível junto do Sr. Primeiro-Ministro e do Sr. Ministro das Finanças para poder relançar um SNS cronicamente subfinanciado, com trabalhadores médicos exauridos e desmotivados pela falta de condições, sem a devida contrapartida (remuneratória e não só) para a responsabilidade que lhes é exigida e a penosidade que lhes é imposta.

Após um arrastado processo negocial vazio de soluções apresentadas pelo Ministério da Saúde, é manifesta a nossa disponibilidade e empenhamento em pôr fim a essa estagnação.

A negociação de normas de organização e disciplina do Trabalho Médico previstas desde 2009 e já negociadas com as Regiões Autónomas e várias PPP, a redução das horas destinadas ao serviço de urgência hospitalar podendo aumentar a acessibilidade dos doentes a consultas e cirurgias, a redução quantitativa das listas de utentes dos médicos de família, o reconhecimento do risco, responsabilidade e penosidade do trabalho médico e criação das devidas contrapartidas, e a revisão das grelhas salariais (incluindo os médicos internos) que tem sido postergada desde 2015 apesar de prevista nos Acordos de 2012, encabeçam as preocupações sindicais e terão de estar em cima da mesa negocial.

O SIM acredita no diálogo e na via negocial, guiando-se apenas pela defesa dos interesses dos seus associados e de um SNS de qualidade.