Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Algarve: Demissão do Director do Serviço de Cirurgia Geral

20 julho 2020
Algarve: Demissão do Director do Serviço de Cirurgia Geral
COMUNICADO

Conselho de Administração do C.H.U.Algarve não deixa saudades – despotismo até depois de demitido

O Sindicato Independente dos Médicos - SIM tomou conhecimento que o Conselho de Administração(CA) do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve(CHUA) tomou a decisão de demitir de forma ilegítima o Diretor de Serviço da Cirurgia Geral, quando este CA já não se encontrava em funções, em virtude de ter sido substituído em reunião de Conselho de Ministros, em 16/07/2020.

O Diretor do Serviço de Cirurgia fez toda a sua carreira nesta casa, conhecedor da mesma e da saúde na região do Algarve pois tem exercido diferentes cargos na região e a nível nacional, salientando apenas que foi Presidente da ARS Algarve, Presidente da Ordem dos Médicos na região, Secretário Regional do SIM/Algarve, exercendo cargos a nível Nacional no SIM, Diretor do Serviço de Urgência, Diretor do Serviço de Cirurgia Geral, e tendo cumprido sempre com rigor, zelo e competência as várias funções que lhe foram sendo confiadas.

É necessário e urgente haver um restabelecimento das carreiras médicas, colocar médicos por concurso dentro dos Serviços e criar todas as condições para que estes se sintam acarinhados e incentivados dentro do SNS.

De igual modo se exige que os detentores de cargos de chefia, na administração pública, nomeadamente nas administrações hospitalares e chefias técnicas tenham a necessária competência e idoneidade no seu desempenho, pois só assim se serve o fim último que é a salvaguarda dos interesses do doente.

Não se pode continuar a remunerar médicos de empresas a valores absurdos e depois aos médicos do quadro serem pagos a patacos.

Médicos de carreira devem ser aproveitados como uma mais valia na prossecução de planos estratégicos estruturais que possam elevar para um patamar superior a saúde pública e os Hospitais.

Existe a expetativa que o novo CA possa corrigir velhos erros, projetando a Instituição no sentido do desenvolvimento dos Serviços e melhorando os recursos centralizados no doente.

Faro, 20 de julho de 2020

O Secretariado Regional do SIM/Algarve

Comunicado sobre demissão do Director do Serviço de Cirurgia Geral do CHUA


Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio