Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

A saga do SAMS continua

28 abril 2021
A saga do SAMS continua
Comunicado

Acordo de Empresa dos Médicos dos SAMS

Início de processo de Conciliação entre Mais Sindicato e Sindicatos Médicos – SIM e Sindicato dos Médicos da Zona Sul

As negociações do Acordo de Empresa dos trabalhadores médicos dos SAMS com o MAIS Sindicato – Sindicato da Banca, Seguros e Tecnologias irão a 30 de Abril entrar num processo de Conciliação mediado pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT) do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

Esta nova fase tornou-se imperiosa após o MAIS Sindicato abandonar, em 26 de Fevereiro de 2021, a negociação do Acordo de Empresa para os trabalhadores médicos dos Serviços de Assistência Médico-Social (SAMS) do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) – atual MAIS Sindicato.

Recordamos que o Acordo de Empresa para os trabalhadores médicos dos SAMS foi assinado em 1992 e foi um garante, não só das condições sociais e laborais dos médicos, mas também das condições de estabilidade que permitiram a reconhecida qualidade dos serviços assistenciais prestados pelos SAMS.

Desde 2011, altura em que o atual MAIS Sindicato denunciou o Acordo de Empresa para os médicos dos SAMS, assistimos por parte da entidade patronal a múltiplas manobras dilatórias para evitar um processo negocial.

A negociação ente o MAIS Sindicato e os Sindicatos Médicos que foi finalmente possível iniciar a 6 de Novembro de 2020, mas foi unilateralmente terminada a 26 de Fevereiro pela entidade patronal após ter tentado impôr condições de organização de trabalho indignas num país civilizado, que os Sindicatos Médicos nunca poderiam aceitar.

Lembramos o comunicado emitido pelo MAIS Sindicato a 3 de Março de 2021, após se ter retirado das negociações, em que, entre outras considerações, declara a sua boa fé e a vontade de celebrar um novo Acordo de Empresa para os trabalhadores médicos dos SAMS.

Congratulamo-nos com esta posição.

Manifestamos todo o nosso empenho e boa vontade nesta nova fase negocial. Do mesmo modo, exortamos o MAIS Sindicato a assumir uma verdadeira postura negocial e assumir-se verdadeiramente como Sindicato responsável, empenhado não só nas condições sociais e laborais dos trabalhadores seus associados, mas também nas daqueles que consigo colaboram e garantem toda a qualidade dos seus serviços assistenciais.

Lisboa 28 de Abril de 2021

Secretariado Nacional
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio