Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

ARS Norte com insidiosa lei da rolha

13 julho 2021
ARS Norte com insidiosa lei da rolha
Chegou ao conhecimento do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) a existência de um intitulado Código de Conduta Ética da Administração Regional de Saúde do Norte, I.P..

O SIM contestou formalmente tal documento na medida em que se tal Código de Conduta pretende impor obrigações a trabalhadores, deve o mesmo, previamente à sua aprovação, ser sujeito a pronúncia sindical pelo SIM no que respeita aos trabalhadores médicos.

Realçamos ainda que nenhuma das normas inseridas no aludido Código é sobreponível à regulamentação coletiva constante do Acordo Coletivo de Trabalho n.º 2/2009, aplicável aos trabalhadores médicos sindicalizados em regime de contrato de trabalho em funções públicas.

Por último, devem ser revistas as disposições constantes de tal Código no que tange a dirigentes e delegados sindicais, em particular no que respeita à previsão constante do seu artigo 21.º. O exercício de atividade sindical está devidamente balizado constitucional e legalmente, não podendo o Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. pretender de algum modo limitar tal exercício por invocação de tal norma, quanto a dirigentes e delegados sindicais seus trabalhadores, quando agindo na defesa e no interesse dos trabalhadores que representam.

Se a ARS Norte pretende amordaçar os seus trabalhadores em geral, coibindo-os de fazer a denúncia pública de factos e situações gravosas que podem ser acolhidos e amplificados pela comunicação social, tal será um fracasso no que aos trabalhadores médicos, vinculados à sua deontologia própria, respeita.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio