Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Sábado: Faltam médicos para as escalas dos Serviços de Urgência

01 setembro 2021
Sábado: Faltam médicos para as escalas dos Serviços de Urgência
Sábado, 31 agosto 2021, Vanda Marques

O alarme soou com a situação do Hospital de São Bernardo em Setúbal – equipas abaixo do mínimo recomendável e um dia sem urgência obstetrícia – mas o presidente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) diz que este não é caso único. "Posso afirmar que na esmagadora maioria dos nossos hospitais as equipas de urgência estão abaixo dos mínimos. Teria muito gosto de ser desmentido pelo Ministério da Saúde", diz à SÁBADO.

Jorge Roque da Cunha revela que a mais recente situação aconteceu no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, que vive uma grave carência de médicos nas escalas do Serviço de Urgência. No dia 4 de agosto, a Urgência de Obstetrícia esteve mesmo encerrada durante 24 horas devido à falta de profissionais. Aliás, dias depois, o diretor do serviço de Obstetrícia do mesmo Hospital, Pinto de Almeida, demitiu-se. Motivo revelado pela Ordem dos Médicos? Falta de profissionais.

O problema tem-se agravado e, como explica o presidente do SIM, é tudo uma questão de números. Senão veja-se: o quadro de pessoal do Serviço de Obstetrícia do Hospital de Setúbal deveria contemplar "22 obstetras, na verdade, tem 12. Mas 8 têm mais de 55 anos".

O médico explica que o problema é transversal ao Sistema Nacional de Saúde (SNS). "A questão de fundo é que nos últimos três anos, os concursos para especialistas têm menos pessoas. Se há três anos ficaram 30% das vagas por ocupar, este ano, as cinco especialidades – medicina interna, oftalmologia, otorrinolaringologia, dermatologia, anestesiologia e obstetrícia – ficaram, segundo os nossos cálculos, com cerca de 50% de vagas por preencher em todos os hospitais."

Artigo completo em Sábado.

Partilhar

Tags

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio