Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Público: Demissão em bloco de 87 médicos do Hospital de Setúbal

06 outubro 2021
Público: Demissão em bloco de 87 médicos do Hospital de Setúbal
Público, 6 outubro 2021, Inês Moura Pinto 

Após a demissão do director clínico do Hospital de Setúbal, Nuno Fachada, na semana passada, 87 directores de serviço e unidades funcionais do hospital seguiram-lhe os passos numa demissão em bloco, anunciada esta quarta-feira. Os profissionais alertam para uma situação de ruptura total, com os serviços de Obstetrícia e Ginecologia, e de Oncologia em risco de fechar.

Também José Cortez, director do serviço de Anestesiologia, adverte que apenas 50% das salas estão em funcionamento devido à falta de profissionais de saúde. "Não há um número suficiente de anestesistas que permita sequer voltar à normalidade, quanto mais compensar um défice que nós sabemos que existia antes”, critica.

O presidente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Jorge Roque da Cunha, presente na conferência de imprensa, reiterou que "é fundamental” o investimento do Serviço Nacional de Saúde. "[Os médicos demissionários] merecem o nosso respeito e solidariedade, e toda a disponibilidade para que este grito seja devidamente ouvido”, sublinha.

O serviço de Oncologia, que já teve oito especialistas, dispunha apenas de dois — o que obrigou à transferência de doentes. O mesmo acontece com o serviço de Obstetrícia que, segundo o bastonário, já teve 21 especialistas e agora tem 11, oito dos quais com mais de 57 anos — o que quer dizer que podem deixar de fazer urgência, obrigando a um encerramento deste serviço.

Artigo completo em Público.

Partilhar

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio