Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Urgência do Hospital de Leiria com escalas incompletas e equipas desfalcadas

12 novembro 2021
Urgência do Hospital de Leiria com escalas incompletas e equipas desfalcadas
O Sindicato Independente dos Médicos alertou em 08/09/2021, mais uma vez, para o agravamento da situação de carência vivida no Serviço de Urgência do Hospital de Leiria.

Lamentavelmente verifica-se que continua a falta de médicos para fazer face às necessidades desse serviço, com escalas para novembro e dezembro incompletas (mas ainda assim assinadas pelo Conselho de Administração) ao nível de todas as especialidades mas principalmente em Cirurgia, Medicina e Ortopedia.

Essas escalas estão em total incumprimento com os requisitos mínimos de segurança para os doentes e para os clínicos, provocando instabilidade e insegurança.

O SIM torna público, mais uma vez, o apelo ao Governo e ao Conselho de Administração para que não continuem a ignorar os problemas da falta de médicos no Hospital de Leiria, que nem o cada vez maior recurso a empresas prestadoras consegue disfarçar.

Muitos dos associados do SIM entregaram minutas de isenção de responsabilidade em trabalhar nestas condições. Apesar de terem sido enviadas diariamente e das comunicações da direção do SU ao Conselho de Administração reafirmando a escusa de responsabilidade, até agora não foi tomada qualquer atitude por quem de direito, mantendo o serviço de urgência em pleno funcionamento e colocando em risco a prestação de cuidados deste hospital.

Mais uma vez o CA do CH Leiria demonstra a sua total incapacidade de resolver o problema e, em vez de "tapar o sol com a peneira”, deveria exigir meios para ultrapassar esta situação. Em conjunto com o Governo, demonstra uma incompetência em fixar médicos, gerando insuficiências na prestação dos serviços com qualidade neste hospital.

Não se pode pedir mais trabalho aos médicos quando estes estão a chegar no limite das suas capacidades, estando alguns já de baixa médica por burnout.

O SIM  manifesta a sua grande preocupação em relação aos factos referidos e reincidentes, exige soluções ao Conselho de Administração, à ARS Centro e ao Ministério da Saúde, e irá solicitar a intervenção da Ordem dos Médicos.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio