Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Hospital de Faro sem Urgência de Pediatria

11 março 2022
Hospital de Faro sem Urgência de Pediatria
Chegou ao conhecimento do Sindicato Independente dos Médicos – SIM que os Algarvios deixaram de ter, no Hospital de Faro, acesso ao Serviço de Urgência (SU) de Pediatria.

Essa situação estrutural foi mais evidente quando, após semanas de ocultação, o Conselho de Administração (CA) a assumiu, encerrando o SU entre 25 a 28 de Fevereiro.

Apesar dos apelos públicos e das promessas de solução, a situação mantém-se quase inalterada, com o CA a tudo fazer para a ocultar, ao mesmo tempo que, desde então, são muitos os períodos que não estão assegurados, por pelo menos 2 médicos especialistas em presença física.

A propaganda perde sempre que confrontada com a realidade. Neste caso, com prejuízo dos Algarvios.

Não é solução dizer que se resolve o problema colocando um médico sem especialidade ou com a especialidade de MGF. Tratando-se de um SU de Pediatria, o Serviço tem de incluir o mínimo estabelecido de médicos com a especialidade de Pediatria para garantir a complexidade das funções e o adequado atendimento quer à população do Algarve, quer à população que ali trabalha e passa férias.

Não é possível pedir mais trabalho a estes médicos, que já realizam centenas de horas de trabalho suplementar por ano. O recurso a prestadores de serviços, não é solução estrutural como se tem verificado.

O SIM exige que as equipas sejam completas, conforme estabelecido e conhecido: presença física de dois médicos especialistas de Pediatria, mais um médico interno.

O SIM exige respeito e transparência para com os Algarvios e que o CA exija do Governo medidas para que se ultrapasse esse problema.

Para quando a contratação de Pediatras? Sem isso, não restará outra possibilidade que não seja o encerramento do SU de Pediatria, o que obrigará ao recurso aos prestadores privados, atingindo especialmente os mais desfavorecidos.

O Secretariado Regional do SIM/Algarve
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio