Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Serviço de Urgência do Hospital de Vila Franca de Xira em crise

30 março 2022
Serviço de Urgência do Hospital de Vila Franca de Xira em crise
É com grande preocupação que o SIM – Sindicato Independente dos Médicos tomou conhecimento do que está a ocorrer nos serviços de urgência, externa e interna, do Hospital de Vila Franca de Xira.

Com efeito, as condições de trabalho dos trabalhadores médicos nesse Hospital estão cada vez mais empobrecidas, com graves e crescentes dificuldades no exercício da medicina e, em consequência, no atendimento e cuidado dos doentes.

Além da insuficiência das equipas que são constituídas no âmbito de serviço de urgência de que tivemos notícia, sem observação dos mínimos indispensáveis previstos para o efeito, têm ocorrido outras situações que representam uma evidente e insuportável depauperação da segurança do ato médico e que põe em causa o atendimento dos doentes que acorrem ao Hospital.

Como é sabido, o trabalhador médico que se encontra afeto ao serviço de urgência externa ou ao serviço de urgência interna, não pode ser afeto a qualquer outro serviço ou acometidas outras tarefas concomitantes e muito menos quando uma única equipa, já depauperada face aos cânones preconizados pela Ordem dos Médicos, está afeta à vigilância de doentes em 7 pisos distintos, de diversas especialidades, em cumulação com o serviço de urgência externa.

É inadmissível que os trabalhadores médicos sejam confrontados com a responsabilidade de responder a situações emergentes em diferentes serviços e localizados em espaços completamente distintos ao mesmo tempo, o que diminui ainda mais a capacidade de resposta, colocando vidas em perigo.

Com efeito, ao que se tomou conhecimento pretende-se que os trabalhadores médicos que são escalados para a urgência interna, serem chamados para acorrer de forma simultânea à urgência externa, o que não só é lamentável como não pode, de todo, ocorrer e tem que ser imediatamente corrigido.

A manter-se esta situação vai ocorrer alguma tragédia que só a esse Conselho de Administração será imputável.

Atento o exposto, urge rever as escalas e os procedimentos de modo a garantir-se a segurança das condições de trabalho dos profissionais médicos, mas igualmente de todos os que acorrem ao Serviço Nacional de Saúde, o que temos em crer que será imediatamente adereçado pelo Conselho de Administração.

Secretariado Regional SIM LVT
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio