Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

Jornal i: Mais de 1,2 milhões de portugueses sem médico

08 abril 2022
Jornal i: Mais de 1,2 milhões de portugueses sem médico
Jornal i, 8 abril 2022, Marta F. Reis

No final de março havia um milhão e 235 mil portugueses sem médico de família, mais de 890 mil na região de Lisboa e Vale do Tejo. Os números foram publicados no Portal da Transparência do Ministério da Saúde esta semana e mostram um agravamento da falta de cobertura de médico de família, atingindo agora o valor mais elevado desde 2014, segundo os dados públicos disponíveis, que o i analisou.

A trajetória não surpreende os médicos ouvidos pelo i, que alertam que a situação pode agravar-se este ano e pedem medidas urgentes, considerando que o novo objetivo do Governo de garantir que 80% dos portugueses estão abrangidos por Unidades de Saúde Familiar não resolve o problema.

Em abril/maio é esperada a abertura do primeiro concurso do ano para a colocação de recém-especialistas em Medicina Geral e Familiar no SNS, depois do no último concurso 30% das vagas terem ficado desertas.

Roque da Cunha adianta que, após vários pedidos nos últimos anos, os sindicatos receberam uma convocação para reunir pela primeira vez com a ministra da Saúde Marta Temido e esperam avanços. "Não havendo revisão das grelhas salariais, a transição das Unidades de Saúde Familiar de A para B, vai ser uma catástrofe e depois não se podem queixar de haver falsas idas às urgências. Uma pessoa que não tem o seu problema resolvido, onde é que vai?”, questiona, defendendo que a solução passa por um "contrato para a legislatura” e não por recorrer a médicos reformados ou às Misericórdias, "que não garantem sequer médicos nos lares”.

Também Jacinto defende que a única solução será garantir que os novos médicos ficam no SNS. "Nunca tivemos uma taxa de retenção tão baixa, não é coincidência”, diz.

Artigo completo em Jornal i.
Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio