Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi
aa

Sindicato Independente dos Médicos

DN: 438 candidatos às especialidades não quiseram vagas nos grandes hospitais de Lisboa e Vale do Tejo

01 dezembro 2022
DN: 438 candidatos às especialidades não quiseram vagas nos grandes hospitais de Lisboa e Vale do Tejo
Diário de Notícias, 1 dezembro de 2022, Ana Mafalda Inácio

Desde logo, diz Miguel Guimarães, é preciso perceber por que é que, do maior concurso de sempre de vagas, 161 ficaram em aberto? Ou por que é que, dos 2321 candidatos, segundo números da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), 438 recusaram qualquer uma destas vagas. Ou por que é que a esmagadora maioria das vagas deixadas em aberto pertencem a unidades da Região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), algumas são hospitais centrais?

Miguel Guimarães sustenta que a análise da situação pode não ser fácil, mas tais resultados "têm de ser estudados". É preciso saber se "a atual situação do SNS e de alguns hospitais, especificamente da Grande Lisboa, está a afastar os jovens licenciados em Medicina de uma carreira clínica", refere.

O bastonário lembra que duas das especialidades com mais vagas em aberto são, precisamente, "as que estão mais pressionadas nos serviços de urgência dos hospitais, no caso de Medicina Interna, e com burocracias nos cuidados primários, no caso da Medicina Geral e Familiar". Por isto mesmo, sublinha, "é importante que a situação seja estudada, avaliada e discutida, tendo de haver uma explicação por parte do Ministério da Saúde sobre o que pode está a acontecer".

Os centros hospitalares Lisboa Norte e Lisboa Central tinham, respetivamente, 13 e 14 vagas disponíveis e cada um ficou com 8 vagas por ocupar. Na área da Grande Lisboa, o Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra) só conseguiu preencher duas das 8 vagas disponíveis. O DN sabe que este resultado está a suscitar grande preocupação dentro desta unidade, pois receia-se que tal venha a comprometer o futuro da especialidade. O Hospital de Vila Franca de Xira não conseguiu preencher nenhuma das cinco vagas que tinha.

Artigo completo em Diário de Notícias.

Partilhar

Horas ExtraCalculadora

Torne-se sócio

Vantagens em ser sócio